A Travellerspoint blog

Rio de Janeiro

Foi ontem por volta das 22h (hora do Rio de Janeiro - GMT +2) que chegamos ao Rio de Janeiro. Depois de um voo de 11 horas estavamos mais que contentes por esticar as pernas e por-mo-nos ao caminho. O aeroporto internacional do Rio, que eu pensava ser moderno e cheio de aviões, fez-me pensar que eu estava nos anos 50. O aeroporto é muito básico, velho, e com cheiro a hotel antigo. O nosso voo era o unico em que se via informações. Depois de ter as nossas mochilas às costas, viemos cá pra fora para apanhar o omnibus para o nosso hostel. Foi aí que me apercebi quão húmido o Rio é. Não conseguiamos tirar fotos porque a maquina estava constantemente a embaciar. Outro facto sao as dezenas (centenas?) de taxis que dao a volta ao aeroporto. Todos os taxistas olhavam e apitavam para nós prometendo que nos levavam a um preço barato. Mas já tinhamos comparados preços e decidimos que não... Vamos de camioneta!

Na viagem de camioneta (da Real Bus) vi uma realidade que tinha ouvido falar, mas nunca visto..: a pobreza enorme que se vive no Rio. Passamos por locais mesmo degradantes, onde as casas pareciam abandonadas e com graffitis foleiros. Mas ao mesmo tempo reparei que nestes lugares haviam mesas postas no meio da rua e toda a gente reunida a jogar cartas ou a beber uma cervejinha bem gelada!

Enfim, chegamos ao hostel e a primeira impressão foi assustadora, mas agora ja nos estamos a habituar à nossa vida de pé rapado. Quando chegamos tentamos nos instalar no quarto (o que demorou um bocadinho), e depois viemos para a sala onde um dos donos nos introduziu ao sistema do hostel e nos falou um pouco sobre o Rio de Janeiro. Fomos dormir (ou pelo menos tentar) no calor húmido do Rio.

Hoje então vamos tentar ver as praias, comprar algumas grocerias e à noite já nos espera uma festa de rua na Lapa!!! Venham lá essas caipirinhas!

Posted by Themoffats 04:32 Comments (1)

Volta ao Mundo

Certezas, incertezas.. planos feitos, desfeitos... ficar, ir... Depois de tanta reflexão partimos ontem na nossa grande aventura à volta do mundo. Anseios, nervosismos, stress... tudo faz parte e esta a ser agora vivido por nós. No entanto nós agora temos um moto: Viver um dia de cada vez.

A ideia de viajar já nos acompanha desde o ultimo ano da faculdade. Queremos fazer algo diferente? Sim. Temos dinheiro? Não. Desta forma, tivemos de arranjar um emprego primeiro e arranjar forma de nao pagar os preços altos da renda de casa (vivemos em casa dos pais do moff).

Enquanto trabalhavamos, planeamos a nossa viagem de sonho: todos os sítios onde queriamos ir, os projectos de voluntariado mais excitantes.. até que quando calculei estimativas de preço, tudo pareceu muito surreal. Isto porque ou tinhamos de fazer voluntariado por muito tempo (para nao se pagar muito) ou tinhamos de ir trabalhando ao longo da viagem. Tivemos de por de parte as duas: nao consigo estar longe de casa por tanto tempo e o Moff anda todo contente com os projectos cinematográficos dele.

A nossa viagem nao se prende com luxos, mas tambem nao se prende com 100% aventura. Ao contrário de Gonçalo Cadilhe, eu voo em aviões, vou aos sítios turísticos, mas tambem fico em hostels (umas pousadas muito baratas que alugam varias camas num quarto). Pensamos que nem 8 nem 80. Queremos viajar com as comodidades básicas com alguma segurança.

No dia antes de seguirmos viagem, tudo andava numa confusão. Depois de ter chegado de Portugal foi-me informado pelo banco que eu não poderia ter um cartao de crédito e teria de viajar com um cartao Maestro (cartão de débito).Deta forma tivemos de trazer travellers checks (cheques de viajante), em que posso andar com estes cheques com a maior da seguridade. Se o pior acontecer e eu perder os cheques ou for assaltada, cancelo os cheques e nao perco dinheiro nenhum.

Para já é só.. informo-vos assim que poder de mais novidades!

xxx Adriana

Posted by Themoffats 04:14 Comments (0)

O que vamos levar connosco?

Demorou um bocado ate nos habituarmos a ideia de viver so da nossa mochila durante 5 meses. Comecamos a pesquisar outros blogs e ver o que outros mochileiros costumavam levar e o que eles recomendavam. Com as recomendacoes comecamos a fazer uma lista que voces podem dar uma vista de olhos em baixo!
Nos queriamos viajar “leve”, mas queriamos ter certeza que tinhamos o equipamento mais acertado para recordar todos os momentos da nossa viagem.

Tecnologia

Canon Powershot G9

Conhecida como uma SLR compacta, a Canon G9 tem as seguintes especificas:
- 12.1 Megapixels (1/1.7” sensor) com RAW mode para maximizar o controle de imagem
- 6x optical zoom lens com optical Estabilizacao de Imagem e SR coating
- DIGIC III and iSAPS para luz e resposta rapida, qualidade de imagem superba e avancada reducao de barulho.
- Detacao de caras AF/AE/FE e correcao de olhos vermelhos em playback
- 3.0” high-resolution, PureColor LCD II com angulo extra largo
- ISO 1600 e Auto ISO Shift
- 25 modos de cena includindo control manual completo

Com isto, compramos uma bateria extra, um cartao de memoria de 16GB e um adaptador para o cartao de memoria USB.

Ipods
Os nossos Ipods de 80GB vao connosco, assim como o carregador.

Telemoveis
Ambos vamos levar os nossos telemoveis assim como os carregadores (Vo, assim podes-me ligar no Natal!)

Equipamento

Tenda

A nossa linda tenda Jack Wolfskin Lighthouse RT 1, que so pesa 2.6k, vai connosco. Depois de muita pesquisa de precos, descobrimos esta tenda na Cotswold outdoor por metade do preco! E enorme por dentro e tem bastante espaco para metermos as nossas mochilas e botas, ou ate mesmo para nos sentarmos a jantar! Com isto tambem compramos os nossos colchoes da ThermaRest e sacos cama.

BackPacks

As nossas mochilas sao da Osprey conhecidas como sendo as mais leves e confortaveis. O Jonathan comprou a Osprey Aether (70litros) e eu comprei a Osprey Ariel (65 litros)

Accesorios de viagens

Connosco vamos levar acessorios que podem fazer toda a diferenca (peco desculpa se alguns estao em ingles...):

- Carteira para o Passporte, cartoes com 4 separadores para meter diferentes notas
- Baralho de cartas
- Lanternas de cabeca
- Laundry line (para meter a roupa a secar)
- Aloquetes
- 2 cadernos da moleskine (para podermos escrever sobre as nossas aventuras)
- Duct tape (sempre util)
- Marcador permanente
- SOS Kit (em caso de alguma emergencia)
- Carteira daquelas que se usam debaixo da t-shirt
- Sacas da Eagle Creek (para organizar tudo dentro da mala)
- Gorilla tripod
- Mapa da America do Sul
- Mapa Mundo
- Guia da America do Sul (South America on a shoestring, Lonely Planet)
- Um guia personalizado (feito por mim  )
- 2 facas, garfos e colheres
- 2 marmitas de ferro (para funcionar como panela e como prato)
- Canivete suico
- Cola-tudo
- Adaptadores de energia

Um toucador para meter os produtos higienicos todos juntos:
- “folhas” de Papel detergente
- Desodorizante
- Tampoes de ouvido (para conseguirmos dormer em hostels com mais 24 pessoas no mesmo quarto!)
- Gilletes
- Fio dental
- Liquido anti-bacteria

Roupa

Nos cortamos em roupa por causa do peso e dimensao. No pior dos casos, sempre podemos comprar roupa nos diferentes lugares. Cada um de nos vai levar o seguinte:

- Casaco a prova de agua
- Casaco fino mas quente (aqui chamamos fleece)
- Calcoes *2
- Calcas *2
- Calcas a prova de agua
- Camisa de propileno de manga comprida
- T-shirts *3
- Tops * 2
- Casaco fino
- cinto
- 6 x Cuecas/boxers
- 6 x meias ( 2 grossas e 4 finas)
- Chapeu e Gorro
- Bikini
- Flip Flops
- Botas
- Toalha
- Oculos de sol

Posted by Themoffats 11:23 Comments (0)

Itinerario

Decidir onde ir foi bastante dificil. Nos queriamos ir a America do Sul como prioridade devido a lingua, cultura e vida animal (amazonias e pantanal). Depois decidimos parar na Nova Zelandia e Australia porque num futuro proximo seria bastante dificil ir devido aos precos altos dos voos para la. Claro que e tambem devido as paisagens, praias e cultura! Quase que de graca veio uma paragem em Bangkok, na Tailandia. Ja que temos de parar e temos, decidimos ficar por um mes e explorar o sudeste da Asia.

America do Sul

27 Nov - Saida de Londres com destino ao Rio de Janeiro. Ficar por la ate dia 3 de Dezembro. Enquanto estamos por la, ir tambem a Buzios
4 Dec - Ir a Sao Paulo e dai apanhar um voo para Buenos Aires. Enquanto estamos em Buenos Aires, tambem temos planeado uma visita a Colonia del Sacramento (Uruguai)
9 Dec - Sair de Buenos Aires e seguir rumo para Iguacu. Acampar por la durante 5 dias..
14 Dec - Sair da Foz do Iguacu e apanhar o “omnibus” para Campo Grande. Estamos outra vez no Brazil!! Dai seguir numa viagem organizada para o Pantanal.
20 Dec - Partida do Pantanal e seguimos para Quijarro (Bolivia) e seguimos para Santa Cruz.
23 Dec - Sair de Santa Cruz e explorer Bolivia: parar em Cochabamba, Potosi e Tupiza. Ir ao Salar Uyuni.
30 Dec - Ir a La Paz para celebrar o Ano Novo!
2/3 Jan - Ir numa viagem organizada a Amazonia durante uma semana.
10 Jan - Voltar a La Paz e dai ir para Cuzco.
13 Jan - Fazer o trekking the 4 dias ao Machu Pichu
17 Jan - Tempo de ir para o Sul. Voltar a Cuzco, depois Tacna, e depois Arica. Ja no Chile, parar em Sao Pedro de Atacama e finalmente chegar a Santiago.
26 Jan - Apanhar o aviao de Santiago para Auckland.

amazon-river.jpg Peru_Machu_Pichu.jpg

Australasia

28 Jan - Chegada a Auckland (Nova Zelandia). Explorar a cidade.
30 Jan - Alugar a nossa wicked campervan (http://www.wicked-campers.co.nz/features) e comecar a guiar em direcao sul. Vejam o mapa para verem o itinerario que queremos fazer na nova zelandia. Actividades principais: Fazer o trekking em Franz Josef Glacier, para quedismo sobre o Lago Wanaka, bungee jumping na ponte Kawarau.

New_Zealand.jpg 6a00d83451..3-640wi.jpg

18 Feb - Apanhar o aviao de Christchurch para Sydney.

21 Feb - Comecar a nossa viagem pela costa este com a Julie e o Peter numa caravan de luxo.. e de graca! Paragens includem: Hunter Valley, Port Stephens, Coffs Harbour, Coolangatta, Brisbane, Fraser Island, Rockhampton, Whitsundays, Mission Beach.
7 Mar - Chegar a Cairns. Explorar Cairns e relaxer la por uma semana. Se ficarmos fartos de la estar ir ao norte da Australia, visitando lugares como Jardine River National Park ou Rocky Point.
18 Mar - Apanhar o aviao de Cairns para Bangkok.

Sudeste da Asia

18 Mar - Chegada a Bangkok. Explorar Bagkok.
23 Mar - Ir a Puket.
29 Mar - Voltar a Bangkok e apanhar a camioneta para Siem Reap e Phnom Penh no Cambodja.
5 Apr - Tentar ir ao Vietname. Explorar o sudeste da Asia seguindo recomendacoes de outros mochileiros e viajantes.
18 Apr - Apanhar o aviao para Londres. Chegamos a Londres as 6h20.

Posted by Themoffats 11:02 Comments (0)

Introducao

Nos somos Adriana e Jonathan. Acabamos a nossa licenciatura em Junho de 2008 e desde ai temos andado a trabalhar no duro e a viver em casa dos pais do Jonathan para juntar dinheiro para uma viagem ao mundo (Muito obrigada Julie & Peter!). Eu sou portuguesa, do Porto, e o Jonathan e da Inglaterra, de Swindon. Nos conhecemo-nos em Londres em St Mary's College University e agora estamos prontos para viver uma das maiores aventuras das nossas vidas juntos (Vando, nao fiques jeloso lol).

Nos vamos viajar a volta do mundo com uma mochila as costas num budget muito apertado, dormindo em tendas e em pensoes muito muito baratas (Daquelas cheias de baratas e outros insectos, mas enfim!).

Nos fizemos este blog para as nossas familias & amigos e tambem para manter um record de todas as nossas aventuras (Ni, le primeiro tudo e ve se podes ler tudo a avo Irene...nao quero que ela fike preocupada com a netinha!).

Para quem me conhece, adoro planear tudo ao mais pequeno detalhe. O que ao inicio parecia impossivel, quando comecei a organizar e a pesquisar precos tudo pareceu alcancavel. Deste modo, uma viagem que pensei que fosse gastar 15000€, vai ter de custar 5000€ (dinheiro para gastar la). Todos os voos necessarios acabaram por ficar em £1600, que sera cerca de 1850€.

O problema e que com 5000€ vamos ter de viajar por 3 continentes durante 5 meses. Nos pensamos em parar durante um ano em Australia ou Nova Zelandia, mas, para mim, as saudades e necessidade de vir a Portugal de quando a quando, e o anseio do Jonathan de comecar a trabalhar na industria do cinema, puseram essa opcao de lado. No entanto, se nos apaixonarmos por algum sitio, sempre podemos voltar. De qualquer maneira, as datas dos nosso voos podem ser mudadas.

A nossa filosofia de viagem: Estamos interessados em descobrir o tipo de vida que outras pessoas vivem, outras culturas e outras maneiras de pensar. Queremos ir para um desafio, sentir adrenalina e medo, e ultrapassar os obstaculos juntos. Estamos a fazer pesquisa acerca de o que ver e fazer, mas tambem podemos organizar o nosso percurso a maneira que vamos. E como for!

Posted by Themoffats 11:00 Comments (1)