A Travellerspoint blog

Hoi An, Vietname

View Adriana and Moff rwt trip plan & Adriana and Moff trip plan on Themoffats's travel map.

Mal chegamos a Hoi An, a camioneta parou num hotel que se encontrava dentro do nosso budget mas com um qualidade bastante superior ao que nos tinhamos acostumado, o Grassland Hotel. Tinha quartos espectaculares com varanda, piscina, um bom jardim e excelente staff. Ficamos um pouco apreendidos porque tinhamos ouvido falar no Lonely Planet que estas companhias de camioneta que fazem precos baratos, ganham comissoes quando param em certos hoteis. Nao era mesmo no centro da Hoi An, mas tambem so teriamos de caminhar mais 10 minutos e ter um hotel com condicoes excelentes por 10dolares por noite. Depois de um bom banho e de um necessario descanco, fomos todos ate a piscina e ao jardim onde passamos a tarde. Ligamos tambem ao guia de Hanoi para dizer a localizacao do nosso hotel, onde ele devia de mandar a camara. Perguntamos-lhe nervosos se ele ja tinha a nossa camara e ele diz que sim, que a vai mandar de autocarro em vez de correio porque fica mais barato. Pelo menos foi o que a recepcionista do nosso hotel nos disse depois de falar com ele imenso tempo ao telefone.

Ao final da tarde fomos entao descobrir as belezas de Hoi An, e eu fiquei muito surprendida com a "pequena" vila. As margens do rio estao cheias de pequenos e rusticos restaurantes desesperados por turistas. Sim, outra beleza de Hoi An e que nao se ve assim tantos turistas e as lojas dos mercados sao todas feitas de madeira e iluminados por candeeiros. Sente-se tambem a influencia francesa no nome das lojas e de alguns restaurantes. Jantamos num dos restaurantes do lado da margem menos populoso, porque oferecia cerveja gratis e tinha precos bastante atractivos. Foi ai que fomos apresentados a uma refeicao tipica Vietnamita, Cao Lau. Cau lau tem fatias de porco, com noddles, alface e umas coisas que parecem batatas fritas, mas e no entanto noddles de arroz frito.. ainda hoje me pergunto o que seria mesmo aquilo. Depois de jantar caminhamos pela vila ate que fomos rodeados por esta multidao de miudos de visita de estudo em Hoi An e que estavam todos contentes por verem um grupo de pessoas brancas e altas (nomeadamente a Alice e o Ben). Era fotos e mais fotos com eles histericos e tentar tocar-nos e praticar o ingles. As raparigas estavam tolas com o Ben e o Moff, enquanto que os rapazes pediam-nos envergonhadamente para tirar fotos connosco. Toda a gente passava e olhava pra nos a ver se realmente eramos famosos tal a histeria, porque nao eramos os unicos turistas por la.

Hoi An e uma vila famosa pela costura. Aqui pode-se fazer todo o tipo de vestidos, desde noiva a vestido simples de verao, ate sapatos, fatos, carteiras... Entao o dia de hoje foi reservado para cada um de nos comprar algo especial pra si proprio. Eu queria mandar fazer um vestido, mas depois pus-me a pensar e nao tenho nenhuma ocasiao especial para vestir vestidos tao cedo, mas quando voltar a Londres devo ter de ir a entrevistas.. por isso decidi-me por um fato. O Moff decidiu-se pelo mesmo. Depois de olhar por algumas lojas escolhemos uma que tinha imensas revistas de fatos. Tudo o que tinhamos de fazer era apontar um modelo que gostassemos e escolher o tecido. No dia seguinte o fato estaria pronto. Depois de muita indecisaoem cores e tecidos la mandamos fazer os nossos fatos. Ficou por 40euros!!! Eu e o Moff tambem estavamos nervosos em relacao a nossa camara... Hoje devia de chegar numa camioneta, mas seria a mesma camara? Sera que ele vai mandar mesmo? Voltamos para o hotel enquanto os outros continuavam a fazer compras. A camara supostamente deveria chegar pelas 14h. Chegando ao hotel nenhum dos recepcionistas tinha recebido nada. Ligamos ao guia e ele pediu para falar com a recepcao (devido ao seu mau ingles). Depois do telefonema, la nos explicaram que a camara nao seria entregue no hotel, mas numa agencia de viagens no centro de Hoi An. Deram-nos a morada e um mapa. Pegamos em duas bicicletas todas podres e la fomos nos nervosos. Chegando a agencia de viagem perguntamos se alguem tinha entregue algum pacote para Adriana Lucas. Debaixo da secretaria ele tira a nossa camara e da-nos. Ficamos tao contentes e aliviados. Abrimos a ver se estava tudo em ordem... sem problemas... Nao conseguiamos acreditar. Foi muita sorte e um milhao de dongs lol. Ligamos ao guia para agradecer por nos ter devolvido a camara. Depois fomos dar uma volta de bicicleta em Hoi An e vimos as raparigas. Contamos as boas novas. Elas tambem nao queriam acreditar e estavam muito felizes por nos. Voltamos para o hotel.

a foto logo depois de termos a camara de volta

A tarde vamos todos de bicicleta a uma praia em Hoi An. Encontramo-nos todos de volta no hotel e prontos pra ir. Cada um pegou numa bicicleta (cortesia do hotel) tentando escolher uma que estivesse completa e que tivesse travoes.. Bem, passado um tempo, so queriamos que tivesse completa porque nenhuma tinha travoes. "Slow down with your feet", dizia o recepcionista. Bem, devagar la fomos para mais uma das nossas aventuras em bicicletas. No inicio nao viamos praia nenhuma nem sabiamos bem por onde ir. No entanto passamos por uns campos verdes enormes de arroz com o agricultor e o buffalo... o tipico postal do vietname. Estava tao feliz que parecia um sonho. Depois de algum tempo la chegamos a praia. Esta praia tinha uns barcos redondos que supostamente sao para pescar. As nuvens estragaram o look luxuoso da praia de Hoi An, ladeada por palmeiras, com ondas medias e com barzinhos feitos de madeira. Eles ate tem um parque de estacionamento para bicicletas, onde por 4 centimos duas pessoas se responsabilizavam pelas nossas bicicletas.

2624_14892..22445_n.jpg2624_14892..69804_n.jpg2624_14953..13589_n.jpg2624_14892..35381_n.jpg

Com o por-do-sol, comecamos a pedalar o mais rapido possivel para evitarmos a escuridao nas estradas. Depois fomos ate ao centro de Hoi An e comemos num restaurante que parecia mais local e barato.. Eu comi um Cao Lau, mas o Jonathan comeu outra especialidade de Hoi An, chamada de White Rose, que era tipo massa branca com qualquer coisa la dentro e com molho. Era ate muito bom, mas o preco nao deixou repetir. Depois de passear por umas lojinhas a noite, la voltamos para o hotel e fazero upload para o facebook.

No dia seguinte acordamos bastante excitados pois iamos ver o resultado da nossas roupas feitas a medida. Eu e o Moff dirigimo-nos para a nossa loja e experimentamos os fatos. O dele estava bem, o meu ainda tinha uns ajustes a fazer. A costureira sossegou-me e disse-me que o teria pronto as 14h. Tinha de estar pronto por essa hora porque iriamos apanhar a camioneta nocturna para Nam Trang, outra cidade vietnamita. Quase todos nos tivemos de ter alteracoes as nossas costuras. Fomos almocar e depois passeamos pelas lojinhas enquanto as raparigas compravam "pecas de arte" por todo o lado. As 14h estavamos na loja de volta para experimentar o fato. Agora sim estava bem! :) Contentes saimos da loja, mas logo veio uma tempestade e tivemos de correr debaixo de chuva ate encontrar um restaurante com precos razoaveis. Cheirava a esgoto, penso que os esgotos devem de ter ido para o rio porque haviam coisas a boiar por la que definiria como "objectos nao identificados!". Encharcados la jantamos e logo voltamos para o hotel para apanhar a camioneta nocturna (encharcados). Destino? Nam Trang!

Posted by Themoffats 07:33 Archived in Vietnam

Email this entryFacebookStumbleUpon

Table of contents

Be the first to comment on this entry.

This blog requires you to be a logged in member of Travellerspoint to place comments.

Enter your Travellerspoint login details below

( What's this? )

If you aren't a member of Travellerspoint yet, you can join for free.