A Travellerspoint blog

Laos I - Luang Prabang

View Adriana and Moff rwt trip plan & Adriana and Moff trip plan on Themoffats's travel map.

Laos nao era um pais que no inicio tinhamos decidido visitar. Sabiamos que era um pais bastante recomendado, mas se queriamos ir visitar a Malasia e Singapura nao teriamos tempo para ir a Laos. Mesmo assim, arriscamos, e chegamos a Luang Prabang, depois de dois dias num barco-lento, la chegamos no dia 18 de Marco, no final da tarde. Desta vez nao havia miudos a tentar roubar malas, nem gente a atropelar-se a tentar "vender-nos" um lugar num hostel, como em Petpang. Tudo muito tranquilo. Depois de algumas propostas de hostels, decidimos ignorar todas e ir dar uma "passeata" pela "cidade" a ver diferentes precos. Acontece que estavamos a espera de algo muito mais barato... mas acabamos por encontrar um quarto por 80.000kip (7euros) por noite/quarto.

De banho tomado e depois de um descanso mais que necessario, fomos explorar o centro Luang Prabang, cidade com influencias francesas. Esta "cidade" e sem duvida charmosa, linda, maravilhosa, inspiradora... sem palavras. O toque colonial assenta-lhe como uma luva. Os restaurantes, as lojas, o mercado.. tudo parece tao autentico e acolhedor. Acabamos por jantar no mercado da rua onde eu e o Jonathan comemos um peixinho grelhado do melhor. As raparigas estavam tolas com o mercado de rua e queriam comprar tudo que viam mas la se controlaram.

No dia seguinte, fomos visitar o templo ao lado do nosso hostel. Um dos muitos em Laos... Para vos ser franca ja estou tao "habituada" a ver templos que todos me parecem iguais... mas e sempre uma boa maneira de comecar o dia... Depois fomos comer um "crepe" para pequeno almoco, e depois decidimos alugar bicicletas e guiar pela cidade. O Ben seguia em frente com o mapa, e nos os 6 seguiamos atras tentando nao ser atropelado pelas imensas bicicletas e motas a nossa volta. Foi uma manha divertidissima. Paramos num sitio onde pensavamos ser um cafe, e quando entramos era um "beer garden" e um resort. Entao tinha jardins a beira rio com cadeiras e baloicos... lindissimo, o lugar ideal para relaxar. Depois continuamos a nossa viagem pelas margens do rio mekong.

Um templo em Luang Prabang

Beer Garden

A noite repetimos de novo o peixe grelhado e a visita aos mercados... continuando sem comprar nada :( "No money, no funny".

Todos os dias em Luang Prabang por volta das 6h00, "centenas" de monges caminham nas estradas em linha recolhendo comida e presentes dos locais. Deste modo, decidimos acordar cedo e ir ver os monges com os seus robes cor-de-laranja perto do templo que tinhamos visitado no dia anterior. Foi espectacular ver tantos monges a recolher principalmente arroz dos locais com o nascer do sol por tras :). O Jonathan nao conseguia parar de tirar fotografias mas ao mesmo templo sentiamo-nos "envergonhados" por estar a "pertubar" tal ritual.

De seguida voltamos para a cama. Mais tarde seriamos acordados pois tinhamos combinado no dia seguinte irmos as cascatas de Koung Si. No entanto, primeiro tomamos pequeno-almoco (um crepe outra vez), e compramos baguetes (para mim e para o Moff, compramos baguetes de manteiga de amendoim para lembrar os "velhos" tempos na Nova Zelandia). Depois apanhamos uma "carrinha(?)-tuk tuk" para as cascata. A viagem demorou cerca de uma hora, passando por aldeolas, criancas a ir de bicicleta para a escola (e acenando todas contentes), e ate vimos um elefante enorme a caminhar no meio da rua.

Quando chegamos as cascatas ficamos impressionados. Pensavamos que era uma ideia-barata que os locais nos tentavam vender, e que haveria uma cascata, mas nada de especial. Primeiro havia um refugio de ursos, o que nao estavamos a espera, e depois havia imensas lagoas que derivavam da cascata, mas lindas. Cada lagoa tinha imensas arvores e plantas. Comemos o nosso almoco a beira da cascata principal, enquanto borboletas voavam a nossa beira. Podia-se nadar nestas aguas limpas a vontade. Uma delas tinha uma corda em que podias saltar para a agua como o "rei da selva" e tambem podiamos saltar da cascata. Nao satisfeitos, subimos ate ao topo da cascata para ver as vistas de cima... mas estava muito nevoeiro, sendo um esforco sem efeito :(. Depois do esforco, era tempo para descermos a uma das lagoas e irmos a um mergulho! Um dia muito bem passado e que recomendo a qualquer um!

Luang Prabang foi sem duvida sensacional. Agora seguimos para Vang Vieng para mais aventuras na agua!

koung_si_waterfal.jpgkoung_si_waterfal2.jpgkoung_si_waterfal3.jpgkoung_si_waterfal4.jpgkoung_si_waterfal5.jpgkoung_si_waterfal6.jpgkoung_si_waterfal7.jpg

Posted by Themoffats 01:50 Archived in Laos

Email this entryFacebookStumbleUpon

Table of contents

Be the first to comment on this entry.

This blog requires you to be a logged in member of Travellerspoint to place comments.

Enter your Travellerspoint login details below

( What's this? )

If you aren't a member of Travellerspoint yet, you can join for free.